top of page

Minidicionário desordenado

 

BEFG – Biblioteca Escolar Fernando Guedes

Biblioteca Escolar – o lugar da escola onde também se aprende a ser gente: um «lugar de encontro», para desfrutar o prazer de descobrir e criar conhecimentos a partir dos seus recursos (o que lá existe). O lugar onde imaginar e sonhar é permitido. O lugar onde o «saber não ocupa lugar» mas existem regras para obedecer.

PAA (da BEFG ) - sigla de Plano Anual de Atividades. Diz respeito ao conjunto articulado de atividades que ocorrem na Biblioteca Escolar da EBFG em função dos alunos, leitor@s em construção.

Nos documentos que evidenciam as atividades realizadas e incorporadas no PAA, encontra-se assinalada a sigla AT e um número. Corresponde ao número da atividade do PAA. Os PAA das BE de Avintes têm um documento único.

Atividades – práticas que consideram cada aluno uma pessoa aprendente da leitura (do mundo) em diferentes áreas do saber que, na BE, se organizam segundo a CDU (Classificação Decimal Universal)

 

CDU – sigla de (Classificação Decimal Universal): dez áreas do conhecimento, cada uma com dez subdivisões. Em resumo: se o saber fosse um bolo e estivesse partido em dez fatias (dez unidades), cada fatia correspondia a um saber específico:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Generalidades

  1. Filosofia. Psicologia

  2. Religião.

  3. Ciências Sociais

  4. Classe vazia

  5. Matemática. Ciências Naturais

  6. Ciências Aplicadas.

  7. Arte. Música. Desporto

  8. Literatura

  9. Geografia. Biografia. História

 

Investigar – atividade que, quando ocorre numa biblioteca escolar, permite que cada pessoa aprenda novos conhecimentos estudando e relacionando matérias em uma ou mais unidades CDU.

 

Agir – na BE, toda e qualquer ação pode significar descobrir.

Descobrir – na BE, toda e qualquer ação pode significar investigar.

Avaliar – na BE há dois grandes tipos de avaliação:

  1. a avaliação que o Ministério da Educação faz da criação e da concretização do PAA, de acordo com os referenciais existentes;

  2. a avaliação que os professores fazem do trabalho que os alunos realizam na BE; esta avaliação do trabalho realizado pelos alunos na BE contribui para a avaliação do aluno em sala de aula.

Referenciais da BE: documentos com muitas páginas. Páginas com muitas informações destinadas aos professores que criam as atividades na BE. BE que tem recursos suficientes para ajudar os alunos a serem melhores leitores, leitores mais competentes e capazes de colaborarem com os amigos da sua escola, de outras escolas, de amigos de outros países. Exemplo de alguns referenciais externos com impacto na criação e desenvolvimento dos PAA

O PAA é um referencial interno para a ação das BE.

Conceitos Associados

bottom of page